IKIGAI é tema de conversa com alunos da Educação Profissional na MHGB
Os alunos do curso técnico em Administração da Escola Estadual Professora Maria Helena Gazzi Bonadio (MHGB), em Sorocaba, participaram de um bate-papo especial sobre propósito de vida, cultura e caminhos profissionais. O encontro teve como tema central o conceito de IKIGAI — termo japonês que pode ser traduzido como “razão de ser” — e contou com a participação da jornalista e pesquisadora Cacau Ideguchi, referência nos estudos da cultura japonesa no Brasil.
A presença de Cacau foi articulada por meio do networking entre a escola e a Fundação Japão, reforçando a proposta do Programa de Educação Profissional Paulista de conectar os estudantes com experiências reais e diversas perspectivas de carreira.
Com mais de dez anos de atuação profissional, Cacau é mestra em Letras com ênfase em Cultura Japonesa pela USP (2023), possui MBA em História da Arte (2024), é especialista em Jornalismo Cultural (2014) e bacharel em Jornalismo (2011). Sua trajetória inclui ainda a atuação como pesquisadora do Grupo de Estudos Okinawanos (GEOki/USP), a participação no programa “Somos Muitas”, do Instituto Tomie Ohtake (2022), e a publicação de dois livros autorais: Gota de Sangue a Olho Nu (2015) e 31 (2017).
Durante o bate-papo, Cacau compartilhou sua jornada profissional e acadêmica, abordando como o conceito de IKIGAI atravessa suas decisões e molda sua história de vida. A conversa foi acolhedora e potente, provocando os estudantes a refletirem sobre seus próprios caminhos, talentos, paixões e contribuições para o mundo.
A professora Cristiane Mathias, responsável pela organização da atividade, celebrou o impacto da conversa:
“Receber a Cacau foi uma oportunidade única de aprofundar, com olhar crítico, o verdadeiro significado do IKIGAI. Em um cenário onde o termo é amplamente difundido no mundo corporativo, muitas vezes de forma superficial, nossos estudantes da formação técnica puderam enxergar o contraste e se reconectar com a essência desse conceito na cultura japonesa. Essa vivência abriu espaço para reflexões sobre propósito, identidade e as múltiplas formas de construir uma carreira com sentido.”
A ação integra as atividades do componente curricular Carreira e Competências e reafirma o compromisso da gestão pedagógica da escola em promover uma educação conectada com o mundo, com a cultura e, acima de tudo, com o sentido de ser e fazer.
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